Plano verão: o tal do leite de alpiste e receitas para comer bem

Vocês lembram que o último post que fiz sobre o Plano Verão, eu falei que estava tomando Leite de Alpiste? Pois é! Resolvi vir hoje falar um pouco mais sobre esta novidade, e claro, dicas a mais e falar um pouco sobre como está meu Plano de Verão. Lá vai!

O leite de Alpiste

Minha mãe chegou com essa novidade, o leite de Alpiste. Até achei que ela estava ficando meio assim, doida, sabe?! Mas aí, foi essa ela falar que o tal do leite emagrecia, que lá fui eu me interessar. Mas claro, pesquisei antes para saber do que se tratava.

Sim, esse alpiste que eu estou falando é o mesmo que os pássaros comem. O que se sabe é que a semente é rica em proteínas, carboidratos, vitamina E (poderoso antioxidante), vitamina B1 (que fornece energia) e fibras. Porém, os estudos sobre os benefícios do alpiste ainda são muito recentes e nada está completamente comprovado. A indicação mais comum do alpiste para humanos é para melhorar a diurese. Por essa razão, ele também vem sendo indicado para emagrecer, não no sentido de perder quilos, mas sim, no sentido de desinchar! Isso porque o leite de alpiste favorece a perda de líquidos e a eliminação do inchaço, por isso a sensação de perda de peso.

Li vários artigos e matérias para fazer esse post. Confesso que estava bem dedicada a tomar o leite todos os dias, depois que vi que ele só dá essa sensação de perda de peso, meio que me desmotivei. Mas a realidade, que pode ser uma ótima aposta para quem tem problemas de retenção de líquidos e, sim, ele dá muita vontade de ir ao banheiro. Eu estava tomando a noite, um copo, antes de dormir. E levantava geralmente 2 vezes durante a madrugada, coisa que não acontece quando bebo um copo de água.

Importante destacar também que não adianta tomar leite de alpiste ou qualquer outra gororoba e comer loucamente, né?! Tem que ser acompanhado de uma alimentação saudável.

O leite de alpiste fica assim, branco e ralinho, às vezes parece leite. O gosto é de… água!

 

Sobre o preparo

Coloque cinco colheres de alpiste em um copo com água. Deixe de molho na geladeira por 24 horas. No dia seguinte, escoe a água e a substitua por um litro de água filtrada ou fervida. Bata bem por aproximadamente quatro minutos. Coe e beba em jejum 20 minutos antes das refeições.

Sobre a forma correta de tomar, encontrei diversas orientações. Como eu acho o gosto ruim – na verdade não é ruim, é que tem gosto de nada, e eu acho isso ruim! – tomo apenas um copo por dia. Acredito que tomar um copo antes das refeições acaba fazendo o mesmo efeito de quando você bebe qualquer líquido antes das refeições: dá uma sensação de que você fica saciado bem mais rápido – e por isso come menos!

Dicas para comer bem

Já que estamos falando de alimentação saudável, vou aproveitar para trazer receitinhas fáceis e rápidas. As primeiras são de 3 opções de suco que ajudam a desinchar. A última é uma opção para jantar gostoso e saudável. Uma sopinha de leve. Olha só:

Suco de maçã e abacaxi

Bata 1/2 maçã com casca, 1 fatia de abacaxi, 1 rodela de gengibre e 200 ml de água.

Rende: um copo.
Calorias: 130.


Suco de uva com água de coco

Bata 1 copo de água de coco, 12 uvas sem semente, 1/2 limão espremido e gelo.

Rende: um copo.
Calorias: 100.

Suco de laranja e ameixa

Bata o suco de 2 laranjas-pera, 1 laranja-lima, 3 ameixas secas sem caroço e 100 ml de água.

Rende: um copo.
Calorias: 210.

Sopa de frango e macarrão integral

Efeito energético: o macarrão repõe energia, garantindo pique e disposição. Mas para não sobrar combustível para ser estocado na forma de gordura, prefira a massa na versão integral – as fibras fazem com que a energia seja liberada aos poucos, diminuindo o poder do carboidrato engordar. A proteína (frango) e a gordura (azeite e queijo) reforçam esse efeito.

Ingredientes 
• 1 litro de caldo básico de legumes
• 3 talos de salsão inteiros (talo e folhas), picados
• 1 tomate pequeno, sem pele e sem sementes, picado
• 1 pires (chá) de cenoura cortada em cubos
• 1/2 cebola picada
• 1/2 talo de alho-poró (só a parte branca) cortado em rodelas finas
• 1 col. (sopa) de azeite extravirgem
• Sal moderado
• 1 xíc. (chá) de frango cozido, desfiado
• 1 xíc. (chá) de macarrão integral
• 1 col. (chá) de queijo parmesão light

Modo de fazer 
Em uma panela média, coloque o caldo de legumes, o salsão, o tomate, a cenoura, a cebola, o alho-poró, o azeite e sal. Tampe a panela e cozinhe até que os legumes fiquem macios. Em seguida, adicione o macarrão e deixe cozinhar al dente (se preferir, cozinhe a massa à parte e acrescente na sopa pronta). Por último, coloque o frango e ajuste o sal. Sirva com o queijo polvilhado.

Meu Plano Verão

Então, como está o meu plano de verão? Digamos que pegando força! Essa semana voltei a caminhar e correr na praia. Ano passado, antes das festas de fim de ano, depois que voltei para o Pilates e com as corridas na praia, senti que já havia secado um pouco. Mas, com as comilanças de final de ano, já era! Recuperei tudo o que tinha perdido.

Fui me pesar semana passada e estava com exatos 65kg. Os planos agora são secar apenas 2kg. Será que consigo? Vamos ver! Para isso, os planos é continuar a corrida, mas agora na areia! Sei que vai ser bem mais cansativo, mas li que posso reduzir o tempo da corrida, já que o esforço é bem maior! Vou fazer hoje pela primeira vez e no próximo post do Plano de Verão conto para vocês o que achei!

Apenas para definir melhor os objetivos, tracei metas, que são:

– Perder 2kg

– Período do esforço: 14/01 a 07/02

Claro, que além da atividade física estou revendo a alimentação. Para mim essa é a parte mais difícil. Para não fazer a vida ficar desprazerosa, tenho tentado eliminar gostosuras que eu sei que me fazer um mal danado, por exemplo, o refrigerante! Além de evitar, alguns doces – menos chocolate! – e frituras (eu amo #fail).

Bem, espero que tenham gostado das dicas e que na próxima postagem eu já traga novidades do tipo ‘perdi 2kg, yes!”… :p

 

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 thoughts on “Plano verão: o tal do leite de alpiste e receitas para comer bem

  1. Oi Flávia,
    Não sabia deste leite de alpiste e já me interessei. Eu às vezes tomo detox e o efeito é este, vc faz muito xixi.
    Beijos 1000 e uma ótima noite para vc.

    GOSTO DISTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>