RSS Feed

Como cuidar de cabelos com mechas e luzes

12/11/2012 by flavia

Como mostrei recentemente, fiz mechas no meu cabelo e como toda pessoas que aplica tintura no fios, tudo muda. Digo, o cuidado, o tratamento com o cabelo, redobra!

Por isso, pensei em fazer esse post trazendo dicas de como cuidar de cabelos com tintura e quais os cuidados e produtos que uso nos meus. Espero muito que gostem e vamos lá!

Pintei os cabelos, e agora?

É inevitável! Pós-tintura, o cabelo sempre vai ficar mais ressecado, principalmente quando usamos descolorante. Para quem quer mudar a cor do cabelo, fazer mechas, ficar loira, vá logo sabendo: você vai se tornar escrava da hidratação! Mas calma… isso não é ruim! Graças a Deus, as tecnologias em produtos para os cabelos estão a cada dia mais desenvolvidas e hoje em dia é possível uma hidratação, das boas, em cinco minutos!

A realidade é que pós-pinturas, você vai ter que apostar em bons produtos e produtos específicos para conseguir deixar o cabelo hidratado e amenizar o aspecto ressecado.

Tenha sua linha de cuidado diário – de preferência que tenham ações restauradoras e aminoácidos – mas também não deixe de ter – para quem ficar loira – uma linha de tratamento desamarelador. Não tem jeito! Principalmente quando usamos muito secador, chapa e ficamos expostas ao sol, o tom do loiro do nosso cabelo sempre vai mudar. Para atenuar esse efeito, tirar o amarelado e resgatar o brilho dos fios, sempre é bom ter um bom shampoo desamarelador

Um dos produtos mais conhecidos para desameralar fios é o Silver, da L’oreal. O Special, da K Pro, quero que seja minha próxima aquisição. Basta eu encontrar pra comprar… hehehhe. O corretivo, da Alfaparf, também é ótimo e já resenhei aqui. Outro que quero estar logo é o da Amend, soube que é bom e barato.

 

Depois dos cuidados na hora de lavar é bom apostar também em um bom leave-in – vai segurar as pontas ressecadas -, de preferência com filtro solar. Moderar o uso do secador e da chapinha, que podem danificar ainda mais o cabelo com mechas, que já está fragilizado pela química é essencial. Quer uma dica? Use bobe! Sem medo de ser feliz! Há tantas opções no mercado de tamanhos e produtos com os quais os bobes são feitos que não tem desculpa para dizer que não tem como usar. Se você for do tipo teimosa, que não abre mão de jeito nenhum da chapa e do secador, o jeito é recorrer ao uso de um produto termoativado sempre para proteger os fios.

Lembram que eu falei da hidratação, né?! Pois é, o ideal é que você  faça a cada 15 dias, pelo menos! A hidratação irá repor os nutrientes que foram perdidos com a aplicação da química, por isso ela é tão fundamental.  Com tanta diversidade de produtos no mercado, não tem quem não fiquei perdida na hora de ir a um lojão de cabeleireiros e escolher o produto que comprar. Dê prioridade a máscaras quem tenham como base proteínas e queratina, que ajuda a reconstruir a estrutura interna do cabelo. Vale também apostar em uma máscara hidratante à base de óleo de macadâmia, de jojoba ou manteiga de karité. O melhor, na verdade, é alternar o uso das máscaras.

Moroccanoil é unanimudade em termos de hidratação, mas o preço é salgadinho. Quando se trata de opções boas e baratas, gostos das máscaras da Novex, sem contar que o fato de serem bem grandes, sempre é um atrativo. Outra marca que tem se tornado queridinha é  Redken. Ainda não usei, mas já li ótimas referências das máscaras de hidratação da marca.

 

Minhas dicas

Agora vou falar para vocês um pouco dos meus cuidados com meu cabelo depois que fiz as mechas. Duas dicas básicas que o Hermano Simões me deu assim que terminou de fazer as minhas mechas foi: esquece chapinha e hidrata sempre.

Eu sempre tive cuidado com os meus fios, então o hábito de sempre usar bons produtos e utilizar tratamentos caseiros não foi dificuldade para mim. Com isso, eis a rotina de tratamento dos meus fios:

1 – Lavo duas vezes por semana. Sempre alterno o shampoo, nunca repito, por mais que shampoo seja maravilhoso, jamais repito. Priorizo shampoos que tenham queratina e argan. Também estou virando adepta da macadâmia. Quando minha mãe quem comprava os produtos que eu ia usar, eu usava muito manteiga de karité. É muito bom também.

2 – Hidrato uma vez por semana com boas máscaras de hidratação. Já falei aqui: minha preferida é a máscara Moroccanoil. Mas recentemente testei a máscara para cabelos tingidos da Rassi e gostei muito do poder de hidratação. Ainda vou postar a resenha aqui.

3 -  Vez ou outra misturo à máscara óleo de Argan ou macadâmia. Quando não, misturo ampolas de reconstrução.

4 – Aposentei a chapa e o secador. Dou preferência para que o cabelo seque naturalmente e para deixá-lo modelado, uso bobe. Isso mesmo. Quem me segue no Instagr.AM já meu viu fazendo cosplay de Dona Florinda. Mas gente, brincadeiras a parte, faz muito bem, especialmente para as pontas dos fios, que são quem mais sofrem com o calor do secador e da chapa. Uso estes dois apenas em ocasiões especiais. O tipo de bobe que uso é o fino de velcro. Coloco apenas nas pontas e as enrolo para fora. Na franja, coloco um bobe de velcro também, mas bem grande.

5 – antigamente usava fixador para modelar as pontas. Mas os fixadores tem produtos que danificam ainda mais as pontas. Hoje em dia, uso queratina líquida. Não é tão bom quanto o fixador, mas pelo menos não danifica e ainda nutre.

6 – Os produtos que eu uso são esses:

Shampoos: nunca deixo de ter em casa Pantene (cada vez compro uma linha diferente), Linha de Argan, da Rassi, já falei aqui, Shampoo de Argan, Alta Moda Alfaparf (também já falei aqui), Linha Anti Age, Annethum e Linha de Queratina, da Haskell.

As máscaras: máscara de hidratação, Moroccanoil, máscara Pós-química, Capicilin (já uso faz um tempo e é bem boazinha), Máscara de argan, da Rassi e máscara para cabelos tingidos, Rassi.

 

Acabei selecionando só os produtos que uso mais. Como aqui em casa somos eu, minha mãe e minha irmã, e cada uma usa um produto diferente, a gente acaba fazendo um intercambiozinho, sabe? E outro shampoo que faltou eu por aí, porque ele acabou essa semana =(, foi o True Hue, da Senscience. Simplesmente maravilhoso! Vou comprar de novo e resenho aqui para vocês.

E aí? Como vocês cuidam dos fios tingidos de vocês?

Gostaram das dicas? Espero que sim!

Beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

34 Comentários »

  1. Gih disse:

    Nossa se eu lavar meu cabelo só duas vezes por semana ele fica duro rs.
    Sou loira também e lavo dia sim/dia não. Uso o Silver de e o absolut repair da L’oréal, e o extreme da Redken.
    Condicionador o Extreme da Redken e o 3 minutes miracle da Aussie.
    Máscara a gente sempre tem mais né. acho que compramos por impulso, gosto mais das da kerastase, mas tenho Moroccanoil e L’oréal tb
    kisses

  2. Sao excelentes dicas viu! Porque todo mundo que relaxa depois de pintar o cabelo ganha uma vassoura na cabeça!

  3. Nossa tenho mechas no meu cabelo e realmente é uma dor de cabeça… ser loira dá trabalho, rsrs! Tem que ter cuidados constantes né?!

    Muito boas as dicasss! Adoreiii!

    Não sabia que tinha esse shampoo de Argan da Alfaparf, nossa vou procurar já aqui, rs! Adoro os produtos da Alfaparf!

    beijooo

    http://achadosdabrunna.blogspot.com.br/

  4. monic disse:

    Da um trabalhão…. meu cabelo vivi ressecado eu tenho que fica hidratado direto

  5. RAFAELA CORTEZIA disse:

    :-)

  6. RAFAELA CORTEZIA disse:

    ;-)

  7. érica disse:

    vou fazer no meu cabelo pois eu pintei o meu cabelo e no mesmo dia eu fiz luzes e quando fui lavar o meu cabelo caio parti quebrou estou desesperada meu cabelo esta ralo resecado e quebradicio ele esta minguaddo.

  8. Lia disse:

    Sou loira ja algum tempo e pra desamarelar eu uso uma mascara super barata e otima da salon opus violet.uso a linha da amend mais to querendo alternar com a linha capicilin.

  9. iris disse:

    adorei as digas obrigada :) :)

  10. iris disse:

    sempre faço mechas as digas me ajudam muito obrigada :) :)

  11. iris disse:

    sempre faço mechas as digas me ajudam

  12. maria de lourdes disse:

    Fiz luzes no cabelo e ficou um pouco amarelado me indicaram usar violeta genciana misturada ao cre de hidratação,fiz mas não vi muito resultado.Uso a linha desamareladora da belladona.Gostaria saber de vc se esses produtos deixar mesmo o cabelo acinzentado ,pois minha intenção é essa

  13. Gilsa disse:

    Flavia, oi!
    Depois de muito tempo não fazer nada no cabelo, fiz luzes e mexas( poucas mexas) me ajuda,estou perdida..rsss
    Posso contar com você?
    Bjo

    • flavia disse:

      Gilsa, o principal de quem faz mechas e luzes é sempre manter os fios hidratados. O importante é que você use um bom produto – eu sempre usei Moroccanoil, ou derivados do óleo de argan – e pelo menos uma vez por mês, use produtos antiamarelamento das mechas. Citei nesse post alguns produtos que quem tem mechas e luzes pode usar para fazer essa manutenção.
      Basicamente é isso. A tonalização eu só faço quando percebo que nem os produtos antiamarelamento estão resolvendo mais.

      BJss

  14. nayara disse:

    Eu faso luzes no meu cabelos mas eu queria saber se fazer luzes e inteligente com amaciament no mesmo dia danificar muitos os isentou pensando em fazer botox capilar e depois fazer as minhas luzes e a inteligente eu fiz em dezenb. 2012 e e vou compra o kit da novex da linha de argan será que presta e uso o desamarelador da linha vitis ele e ante oxidante me ajuda.

    • flavia disse:

      Oi Nayara,

      Acho que o mais adequado é você falar com seu cabeleireiro. Todo excesso de química danifica os fios. Então, ele vai saber quais dessas combinações são menos ofensivas

      Bjs

  15. Patricia disse:

    ola, gostaria de saber onde posso comprar a linha Rassi.

    Obrigada bjs !!!!

    Patrícia

    • flavia disse:

      Patrícia, as lojas de cabeleireiro do centro de São Luís, já tem.
      Acho que no Shopping dos Cosméticos também tem, mas não tenho certeza.

      Bjss

  16. tamara disse:

    Adorei as digas, tb tenho luzes…mais ñ me ligava muito em cuidar, pois aqui na minha cidade tem um produto muito bom, NUTRITIVA aplico na minha cabeleleira antes de fazer as mechas pra preparar o cabelo e da uma dose maior de hidradação, é perfeita!!! é tipo uma inteligente só que nutri os fios, relaxa e hidrada o cabelo…só que preciso hidratar mais!!!!pq o efeito da nutritiva é de 2meses no maximo depois disso preciso mante-los bonitos vou aplicar as dicas e vou passar sempre por aki pra ver as novidades!!! bjos

  17. tamara disse:

    *dicas*

  18. luciele disse:

    eu sou morrena, e quero fazer luzes , mas estiu cim duvidas?

  19. IVANA disse:

    FIZ LUZES A POUCO TEMPO E JA NOTO SO DANOS, MEU CABELO ESTAR MAIS CEDO E VOLUMOSO MAS HIDRATO 2 VEZES NA SEMANA E AXO Q TA MELHORANDO TBM USO VARIAS LINHAS DE HIDRATÇÃO MAS AMEND E NOVEX TAMBEM TO USANDO UMA LINHA DA BIOSTRATOS

  20. brenda disse:

    Olá dei luzes o qui faço para não fica amarelo e qual o chanpool certo …brenda

    • flavia disse:

      OI Brenda, lave com shampoo cinza – Loreal – ou roxo – tem de várias marcas. Alta Moda, Alfaparf é uma opção boa e barata.
      Bjss

  21. Gilssara rodrigues borel disse:

    Vou fazer hoje luzes no,meeu cabelo e ja estou pensando trabalho k vai me dar .pode me dar uma ajuda do kit completo pra eu idratar meu cabelo bjs ….

  22. Claudia disse:

    Estou encantada com Capicilin Nutri Resgate! Meu cabelo está incrível! São quatro produtos que vêm numa caixinha e fazem milagres! A caixa com os quatro custa cerca de R$35,00.

  23. luciana disse:

    amei as dicas,sao muito boas.comecei a fazer mechas a pouco tempo hidrato 2 vzs na semana.agora vou seguir sua dica de usar bobi,pois a chapinha realmente danifica mais ainda os fios,eu uso uma linha muito boa magic colorpena q so compra no mercado popular nossa ela matiza perfeito os fios e hidrata maravilhosamente.bjin falei d maiskkkkk.

  24. grazy disse:

    fiz luzes mas gostaria de escurecer a raiz com um tom de chocolate dourado, meu cabelo e castanho natural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>